HackerSpace em Jampa
Proposta:
Ao inves de criar oficinas paralelas. Abrir um Laboratorio para o evento como parte da programação. Juntando os convidados oficineiros como CopyFight, LampiãoSec e seguindo com as experiencias do Dumont no FISL juntando boa parte dos Hackerspaces do Brasil. Acham uma boa ideia construir uma especie de Hackathon tematico para a cidade?
Pendencias ;
1- Ver com os nativos da Paraíba se acham uma boa poder ter um HackLab ou algo que continue na cidade depois do evento.
2- Pesquisar entre os Piratas quem tem experiencia com esses tipos de eventos de Maratona Hacker, Concursos, com foco em educação, cidade, diversidade de genero etc para organizar as atividades
3- Saber dos convidados oficineiros o que acham de compor as atividades dentro de um HackLab dentro do forum de desgovernança da internet.
4- Consultar a possibilidade de apoio do Dumont ou Outros Hackerspaces como RaulHC, HackLab Independencia
Lista de e-mail:
https://groups.google.com/forum/#!forum/hackerspaces-brasil
Iuri Guilherme Tue 21 Jul 2015 5:29PM
Hacklab Independência acabou.
corvolino Tue 21 Jul 2015 9:02PM
Uma boa, isso tem que ser construido desde já, vamos abrir um grupo no telegram? Alguma alternativa para reunir os interessados? Podem falar.
Silva Wagner Tue 21 Jul 2015 9:03PM
Prioridade é ver com os piratas de jampa e outras atividades tipo hackday, arduino. Acho que da ufpb.
Silva Wagner Tue 21 Jul 2015 9:04PM
No nordeste tem hs em natal, fortaleza, teresina, alem da bahia. Recife tem a TW.
corvolino Tue 21 Jul 2015 10:15PM
não vai agrupar eles em um local ou vai deixar eles decidirem tudo?
Silva Wagner Tue 21 Jul 2015 10:40PM
Vou conversar com neko, ele frequenta esses hackathon.
corvolino Thu 23 Jul 2015 4:49PM
converse e poste o retorno ;)
Iuri Guilherme Thu 23 Jul 2015 4:53PM
Proponho fazer como Hackerspace Dumont
Silva Wagner Fri 24 Jul 2015 5:44AM
Eventos hackers, como Hackathons, HackDays, Dojos/Dojo Coding, etc., tem ocorrido com frequência pelo Brasil e o mundo. Originalmente, estes eram norteados pela Ética e Cultura Hacker, como definidos por Pekka Himanen (HIMANEN, 2001) em seu livro que fala do “A ética dos hackers e o espírito da era da informação”: ele observa que os hackers (desenvolvedores/programadores, designers, mas também jornalistas e outros interessados pelos temas abordados) são motivados por uma paixão profunda pelo conhecimento, seu desenvolvimento e divulgação em diversas áreas e temas e que, nos termos de Yochai Benkler (BENKLER, 2006), também eram balizados por ideais não-proprietários, livres, abertos e colaborativos, defendendo dados e acesso aberto universal, o que garantiria a obtenção de qualquer sujeito à informação pretendida.
Nos últimos, 5 anos, no entanto, muitos dos valores desses eventos tem sido distorcidos por elementos da economia de mercado, monetizando os resultados obtidos com premiações, tornando-os em competições para as melhores ideias e deixando os projetos apagados da memória.
¶ 11Leave a comment on block 110
Hackathon é um termo inglês que quer dizer Hacker Marathon, ou Maratonas Hackers, também conhecido como Hackatonas em português. Trata-se de um encontro de hackers (desenvolvedores, designers e interessados pela tema em questão) que devem desenvolver um aplicativo (app) ou site dentro de 24 horas non-stop. O uso do termo tem sido ampliado à eventos semelhantes, ou seja, Hackathon não tem sido restrito apenas à eventos que duram mais de 24 horas, no seu sentido original, mas também para eventos que tem seu início na manhã de um dia e terminam à tarde, semelhante ao horário de trabalho comum, estes, originalmente, eram denominados de HackDays.
¶ 12Leave a comment on block 120
Estes eventos já ocorriam na comunidade informática e faziam parte da cultura hacker desde a década de 90, antes de tomar o caráter de projetos que se preocupem com tópicos como democracia, participação e governança digital, todos relativos ao conceito de governo aberto, algo que vem surgindo desde o surgimento de movimentos como o Code for America (www.codeforamerica.org/), nos EUA, Code for Germany (codefor.de/), na Alemanha, e aqui no Brasil, já tivemos 2 Hackathons da Câmara. Podemos tipificar 2 tipos de Hackathons/HackDays:
¶ 13Leave a comment on block 130
Competitivos, isto é, com prêmios, normalmente financeiros, para o(s) grupo(s) vencedore(s);
Colaborativos, isto é, sem prêmios e onde participantes colaboram em uma vulnerabilidade ou diversos projetos simultaneamente, resultado do que foi desenvolvido durante o evento para a comunidade.
¶ 14Leave a comment on block 140
É importante lembrar que esses projetos, por terem sido desenvolvidos em tão pouco tempo, estão sempre em fase beta de desenvolvimento, com diversas vulnerabilidades e melhorias à serem implementadas no futuro.
¶ 15Leave a comment on block 150
Estes eram norteados pela Ética e Cultura Hacker, como observa Pekka Himanen: hackers (desenvolvedores/programadores, designers, mas também jornalistas e outros interessados pelos temas abordados) são motivados por uma paixão profunda pelo conhecimento, seu desenvolvimento e divulgação em diversas áreas e temas e que, nos termos de Yochai Benkler (BENKLER, 2006), também eram balizados por ideais não-proprietários, livres, abertos e colaborativos, defendendo dados e acesso aberto universal, o que garantiria a obtenção de qualquer sujeito à informação pretendida.
galdino · Tue 21 Jul 2015 5:01PM
apoiado.