Loomio

Habemus pupunha

LET l e t i c i a Public Seen by 460

O mais nobre dos palmitos é o pupunha. De sabor suave, ele é maior e mais macio se comparado com o açaí ou o juçara.
Esse alimento é leve, saboroso e versátil. As opções vão da simples salada até uma sofisticada lasanha. Pesquisei abaixo algumas receitas para compartilhar com vcs. Com certeza existem infinitas outras formas de prepará-lo então, nada de preguiça na cozinha !! Usem a imaginação. Cozinhar é um ato revolucionário. Bom apetito!!

• Carpaccio de palmito com molho de coentro

• Espaguete de pupunha com tomate e nozes

• Pupunha grelhado com molho pesto

• Pupunha gratinado com parmesão

• Torta de palmito

• Frigideira de palmito

Acesse
http://www.panelinha.com.br/busca/pupunha


Aí vão alguns benefícios* do palmito para a saúde:

1 - Fonte de potássio: O mineral é de suma importância para o bem-estar do nosso organismo, isso porque ele é responsável por beneficiar a nossa saúde óssea e muscular. Ajuda a regular o metabolismo e combate os sintomas do estresse e da ansiedade.

2 - Vitamina C: Com uma grande quantidade de vitamina, o palmito ajuda a manter saudável o nosso sistema imunológico, prevenindo a propensão de gripes e resfriados, entre outras infecções.

3 - Age em prol dos músculos: Além da presença do potássio que contribui para a saúde muscular, também encontramos o zinco, um mineral que ajuda a sintetizar as proteínas, que são fundamentais para os músculos.

4 - Fibras alimentares: Ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue, reduzir o colesterol "ruim", diminuindo o desenvolvimento das doenças cardiovasculares e diabetes.

5 - Proporciona saciedade: O palmito é rico em fibras que ajudam a aumentar o tempo de saciedade, evitando a gula e impedindo o ganho indesejado de peso.

6 - Melhora o funcionamento do intestino: Os alimentos fontes de fibras alimentares ajudam a regular o intestino, prevenindo a constipação e até mesmo as hemorroidas. Além disso, beneficia o sistema digestório, aliviando os desconfortos causados por inchaço e retenções de líquidos.

*a dica é de Carolina Baliere (CNR 18152), especializada em nutrição funcional.