Loomio
Tue 20 Oct 2015 4:22AM

Inscrição Kombosa no Edital Rumos Itaú Cultural

MC Marilia Cucolicchio Public Seen by 29

Salve Salve REGA!

Como muitos sabem eu e Bela colocamos no papel nossas idéias para a realização do Projeto Kombosa me carREGA e a partir daí começamos a buscar formas de financiamento! A nossa primeira opção vem sendo os editais, e já nos inscrevemos para o edital do Ministério da Cultura de Apoio à Cultura de Redes
(https://drive.google.com/open?id=0B7IJZTTvsGWuWXJ2NEMzdEIxeVE), e hoje com muita alegria ficamos sabendo que o projeto está habilitado a concorrer!
(http://www.cultura.gov.br/resultados-de-editais/-/asset_publisher/JW3UoKoVDSTH/content/conheca-habilitados-do-edital-cultura-de-redes-local/10883?redirect=http%3A%2F%2Fwww.cultura.gov.br%2Fresultados-de-editais%3Fp_p_id%3D101_INSTANCE_JW3UoKoVDSTH%26p_p_lifecycle%3D0%26p_p_state%3Dnormal%26p_p_mode%3Dview%26p_p_col_id%3Dcolumn-1%26p_p_col_count%3D1).

Sabemos que para fazer esse projeto acontecer não podemos ficar paradas e seguimos buscando novos editais e pensando novas estratégias para o financiamento. E neste momento esta aberto o edital Rumos Itaú Cultural(https://rumositaucultural.org.br/) que recebe inscrições de propostas culturais livres, sem nenhum questionário e/ou formulário semi-estruturado.

Diante dessa possibilidade nos animamos com a ideia de enviar nossa proposta da Caravana Agroecológica e Cultural Kombosa me carREGA!, principalmente porque sabemos que não é fácil encontrarmos editais que financiem propostas nômades aqui no Brasil. De modo geral nossos editais são para financiar projetos que desenvolvam raízes em comunidades e/ou localidades específicas para melhor validação dos resultados e outros vários motivos.

Porém temos nossas várias reflexões e críticas sobre captarmos ou não dinheiro de organizações privadas, e neste caso um banco. Portanto viemos compartilhar com a REGA estas nossas buscas para que possamos caminhar junt@s!!

A princípio tivemos receio quanto a perda de nossa autonomia ou as condições contratuais com o Itaú em caso de nos inscrevermos e sermos premiadas. Daí entramos em contato com projetos já premiados pelo Rumos Itaú para sabermos mais detalhes e tivemos 3 respostas e que foram positivas:


"Nossa relação com eles foi ótima. São profissionais sérios e competentes."

"Tudo muito tranquilo ate aqui; dos financiadores com quem tenho trabalhado nos últimos três anos, o Rumos foi um dos mais tranquilos. Não interferiram nas decisões, apenas reduziram nosso projeto. Retiramos algumas coisas e deu pra fazer. Não sei qual a necessidade de vcs em relação a autonomia, mas por aqui funcionou praticamente sem nenhuma interferência."

"Foi super tranquilo trabalhar com o Itau, inclusive foi um dos nossos melhores patrocinadores, super dispostos a colaborar e também muito flexíveis! Vale a pena inscrever-se"


Evidenciamos aqui alguns pontos que entendemos serem mais importantes sobre questões de autonomia e imagem do projeto que identificamos no edital:

Diferentemente do edital anterior onde o sujeito inscrito era um coletivo da REGA e o foco eram Redes, nesse o foco será exclusivamente o projeto Kombosa, o que não deixa de envolver a REGA, já que esse é um projeto proposto para a REGA.

25. Divulgação do programa

Caso selecionado, o participante desde já autoriza o Itaú Cultural a utilizar sua imagem e seu currículo para exibição em mídia impressa e eletrônica, em materiais institucionais e na internet, exclusivamente para a divulgação do Rumos Itaú Cultural. A utilização ora prevista não tem limitação temporal ou numérica e é válida para o Brasil e o exterior, sem que seja devida nenhuma remuneração, a qualquer título. O Itaú Cultural poderá divulgar todas as etapas deste programa por meio de qualquer mídia, inclusive a internet.

Informações importantes para o relacionamento entre o Itaú Cultural e os contemplados
3. Prestação de contas dos projetos e responsabilidades

As responsabilidades estabelecidas em contrato versarão em especial sobre as seguintes questões:

a. realização do projeto contemplado nos moldes acordados;

b. observância do cronograma de execução do projeto;

c. atendimento das exigências contratuais, jurídicas e legais;

d. adequado uso dos valores recebidos de acordo com os itens orçamentários aprovados;

e. apresentação de relatórios periódicos sobre a execução do projeto e pagamentos efetuados.

O projeto contemplado deverá demonstrar o adequado uso da verba recebida em conformidade ao que estiver estabelecido no respectivo orçamento e, para tanto, o Itaú Cultural poderá solicitar comprovantes fiscais e documentos relacionados às despesas e aos pagamentos efetuados pelo proponente.

O projeto contemplado também deverá atender à inserção dos devidos créditos de autoria e à inserção das marcas e das logomarcas do Ministério da Cultura, da Lei de Incentivo à Cultura e do governo federal, quando cabível por exigência legal.

5. Direitos autorais

O Itaú Cultural irá assegurar contratualmente para si direitos – não exclusivos – de utilização, divulgação, veiculação e difusão dos projetos contemplados e seus resultados, em formatos, mídias, meios, suportes e modalidades diversas, sem fins comerciais.

Então pedimos para que leiam esses materiais com atenção e reflitam com carinho sobre o assunto e manifestem a opinião de vocês, tanto para estimular o debate neste momento quanto para na sequência abrirmos uma votação no Loomio para que possamos mais uma vez decidir democraticamente e de maneira transparente uma tomada de decisão na REGA

A data limite de inscrição é 6 de Novembro, e como sempre tem bastante coisa a ser feita. Vamos seguir desenvolvendo nossa proposta e acompanhando aqui na REGA as discussões.

TW

Tati Weckeverth Wed 21 Oct 2015 5:53PM

Mesmo sabendo que na essência a forma de funcionamento do Estado e de um banco e da iniciativa privada no geral têm sido a mesma, baseadas no saqueio, na usurpação e exploração, me preocupa a utilização da imagem de nossa organização por parte de uma empresa - um BANCO, o suprassumo do despojo econômico.

Mesmo que saibamos que muitas vezes se restrinja ao plano discursivo e retórico, o Estado representaria uma instituição PÚBLICA, ou seja, se destinaria ao bem comum. Uma empresa explicitamente se destina à concentração, ao lucro PRIVADO, individual. Num plano simbólico isso diz muita coisa!

Ou seja, me incomoda vincularmos nossa imagem à de um banco privado e toda a ideologia e lógica vinculada ao mesmo. Nossa imagem podendo ser usada ad eternum pelo mesmo, como menciona o edital:

"o participante desde já autoriza o Itaú Cultural a utilizar sua imagem e seu currículo para exibição em mídia impressa e eletrônica, em materiais institucionais e na internet, exclusivamente para a divulgação do Rumos Itaú Cultural. A utilização ora prevista não tem limitação temporal ou numérica e é válida para o Brasil e o exterior, sem que seja devida nenhuma remuneração, a qualquer título. O Itaú Cultural poderá divulgar todas as etapas deste programa por meio de qualquer mídia, inclusive a internet."

FKR

Fabiane Küster Rocha Thu 5 Nov 2015 11:11AM

Me sinto contemplada pelas palavras da Tati.

IL

Isabela Ladeira Wed 28 Oct 2015 12:25AM

Boa noite povo bonito!!

Muito boas as ponderações e questionamentos galera. Pesquisamos algumas informações a mais sobre o Rumos Itaú Cultural para compartilharmos com a Rede:

  • Primeiramente gostaríamos só de esclarecer que a todo momento que é falado de "imagem do projeto" estamos nos referindo a imagem do projeto "Caravana Agroecológica e Cultural Kombosa me carREGA" tendo eu e Marília como proponentes e não a imagem e logo da REGA em si, é claro e óbvio que estão diretamente correlacionadas.. mas não são a mesma coisa e é bom entendermos isso.

  • Sobre as perguntas levantadas pela Lari, tivemos acesso a um contrato de um projeto selecionado ano passado, para entendermos melhor a associação das imagens. De acordo com o contrato, os projetos atendidos pelo edital deverão divulgar a seguinte imagem do Rumos Itaú Cultural juntamente com a imagem de Lei de Incentivo a Cultura e a do Ministério da Cultura em todo material que produzirem e/ou meios de divulgação do projeto.

Enviamos aqui alguns exemplos de projetos que foram financiados pelo Rumos Itaú Cultural e vimos que essa regra de divulgação da imagem não é seguida de forma super criteriosa, porque a imagem deles está na página do projeto mas não está em cartazes de divulgação de eventos, banners, flyers, etc.

olhem no final da página: http://redesdamare.org.br/comidadefavela/

olhem o último parágrafo: http://www.tropatrupe.com/#!historico/cw8b e nesse olhem Informações da página - Prêmios: https://www.facebook.com/tropatrupe/

E aqui são exemplos que encontramos do Rumos Itaú Cultural utilizando a imagem dos projetos atendidos para divulgação:

Mostra Rumos 2015: https://www.youtube.com/watch?v=6OtTG0B3fHc (Só participam dessa Mostra os projetos que tenham interesse, não é obrigatório)

Divulgação no site do Rumos: http://www.itaucultural.org.br/conheca/projetos/ (Todos os projetos atendidos pelo edital são registrados nesta página)

Chamada para edital 2016: https://www.youtube.com/watch?v=p8tM8CU48g8 (nesta chamada citam alguns projetos atendidos no edital de 2015)

É isso galera, acredito que já temos bastante elementos apresentados para fomentar nossa discussão, gerar reflexões e então tomarmos uma decisão coletiva. Estamos abrindo neste momento uma votação aqui no Loomio e pedimos para que não somente manifestem aqui suas opiniões no email mas que venham até a aqui e votem. A votação estará aberta por uma semana, começando hoje dia 27 e encerrando até o dia 3, uma vez que as inscrições terminam no dia 6 de novembro.

Obs.: Estamos analisando os dois editais que nos foram sugeridos aqui lista pelo Mario, que são o BrazilFoundation e o Programa do BB de Patrocínios e assim que tivermos maiores informações e um posicionamento compartilhamos aqui na Rede para discutirmos no coletivo.

Lemos o contrato feito entre o Itaú Rumos Cultural e um premiado e debatemos muito essas questões entre nós e amig@s e após muitas reflexões reiteramos nossa proposta de nos inscrever. Caso a REGA concordar, e a gente concorrer e formos atendidas, as questões do contrato serão trazidas para debate antes de assinarmos e de termos acesso ao recurso, ou seja, queremos sim concorrer ao edital mas se em algum momento percebermos que nossa autonomia esta sendo ameaçada ou alguma questão contratual ferir nossos princípios estaremos dispostas a dar um passo atrás e continuar buscando outras formas de financiamento.

Seguimos aqui no aguardo de mais posicionamentos..

.. vamo que vamo galera que o tempo não para .. e há muito dessa Rede a ser tecida ..

Saudações, Bela e Marília!

IL

Poll Created Wed 28 Oct 2015 12:34AM

Inscrição do projeto Kombosa me carREGA no edital Rumos Itaú Cultural - 2016 Closed Wed 4 Nov 2015 2:07AM

Concordar significa estar de acordo com nós, Bela e Marília, proponentes do projeto Kombosa me carREGA nos inscrevermos no edital Rumos Itaú Cultural levando em conta que em caso de aprovação do projeto os próximos passos de firmar o contrato serão analisados e decididos coletivamente na Rede.

E não concordar significa não estar de acordo com a inscrição do Kombosa me carREGA no edital em questão.

Results

Results Option % of points Voters
Agree 90.0% 9 HMT HV AMT TM L JMP LN OBM RL
Abstain 10.0% 1 TW
Disagree 0.0% 0  
Block 0.0% 0  
Undecided 0% 39 AN KK IL V MW GC TB MC RP G MGB ALB JP RT RKK FDO JGP HMD CSC JGP

10 of 49 people have participated (20%)

TM

Tadzia Maya
Agree
Sat 31 Oct 2015 2:08AM

vamos experimetar

LN

Larissa nunes
Agree
Sat 31 Oct 2015 11:19AM

Pensando na questão apenas da divulgação eu concordo...
Mas creio que fica a discussão como pauta pra proxs encontros, talvez já levando a kombosa como material da experiencia desse tipo de edital

AMT

Antonio Miranda Tito
Agree
Tue 3 Nov 2015 11:10AM

Acho que temos que discutir muito ainda esse tipo de coisa!

HV

Henrique Vernegue
Agree
Tue 3 Nov 2015 5:08PM

Boto fé!! Se levarmos pro lado de, olhar criteriosamente a quem estamos filiando nossa imagem.. infelizmente não vamos conseguir nenhuma entidade financiadora, já que basicamente todas estão no mesmo barco. Vamos agindo como vírus!

OBM

Olivia Beatriz Moraes Dias De Aguiar Sun 1 Nov 2015 1:40AM

Eu concordo pois acho que teremos mais chance de realizar esse sonho. E acredito que com esse recurso poderemos possibilitar com que mais pessoas da REGA possam fazer deste sonho. Quanto a ser o dinheiro vindo do Itaú paciência... Continuaremos lutando contra o que não acreditamos e a favor do que acreditamos... Estamos dentro, mas lutando para possibilitar a saída deste sistema. Pode até ser bem contraditório, mas será uma forma de possibilitar financeiramente este sonho. Acho válido. E se nos sentirmos ameaçados, ou desonrando o que acreditamos saímos fora. Uma vez tivemos uma situação em que devolvemos um prêmio de 50 mil reais do Santander e foi isso mesmo, sem peso na consciência devolvemos e ponto.

L

Lucimara Tue 3 Nov 2015 2:56AM

Queridxs, partilho mto das questões expostas aqui e na lista, e tb já vivenciei coletivamente situações semelhantes de jeitos diversos - uma em q aceitamos financiamento privado depois de virar o contrato de cabeça pra baixo e nos sentir segurxs, e outra q recusamos pq sentimos umas armadilhas nas "letras miúdas" da parada... Aí fico aqui matutando sobre isso de ainda termos portas abertas pras nossas escolhas antes de assinar com o Itaúzão mesmo se o projeto for contemplado, como disse a Bela, e isso fortalece em mim o sentimento do "vamos experimentar" q já rolou por aqui, cheio desse cuidado e carinho q a gente (re)conhece... Por isso fecho com o truco da submissão do projeto, e seguimos conversando!

Load More